Cultura e comunicação empresarial: o que os funcionários revelam na internet e como isso impacta as empresas

No 117º encontro, o Pão com Manteiga teve o Dia Internacional do Trabalho como ponto de partida e convidou a CEO da Love Mondays, Luciana Caletti, para nos fazer refletir sobre a importância da satisfação dos empregados e o que sua empresa coleta de informações úteis para gestores de pessoas e de comunicação nas organizações.

E para celebrar, a agência criou uma campanha que convida, quem desejar, a definir trabalho em uma palavra. O conjunto de palavras estará no ar dia 1º de maio. Nosso propósito foi trazer o debate sobre quais são os sentimentos mais presentes hoje no trabalho. E nada mais oportuno, do que conversar com a Love Mondays para conhecer isso.

Outra novidade foi a realização do Pão em novo espaço. Recebemos nossos convidados no Sofá Café, que fica dentro do Centro Britânico em São Paulo. Flávia Gavioli e Sidnei Lima da CEVA Logistics, Joice Andrade e Camila Engler do DIA Brasil, Juliana Freire da EDP, Thiago Silva do Hospital Albert Einstein, Tatiana Mendizabal do Instituo Akatu, além de Claudia Zanuso, João el Helou, Renata Tenório e Grasiele Brito da KF aprovaram o local.

A Love Mondays nasceu há três anos. Empreender é um grande trabalho de construção, afirmou Luciana. Para começar e com sua experiência como profissional de marketing, ela observou que não haviam informações suficientes para candidatos tomarem decisões acerca das oportunidades de emprego. Por isso pensou que a melhor fonte para se conhecer um ambiente de trabalho seriam próprios colaboradores. Com esses insights, criou a Love Mondays, dirigida por ela e mais dois sócios e hoje com uma equipe de 23 pessoas. Uma inspiração foi a Glass Door, empresa americana fundada em 2008 e pioneira nessa área.

Desejamos ser construtivos, abrindo espaço para os funcionários avaliarem as empresas para as quais trabalham e ao mesmo tempo, permitir que as empresas tomem ciência dos pontos positivos e negativos apontados por eles e se comparem com as demais do mercado nos quesitos salário e benefícios, cultura da empresa, qualidade de vida e oportunidades de carreira, explicou Luciana. Para isso, há uma escala de avaliação de 1 a 5. E em toda a avaliação, que é espontânea e anônima, há campos abertos para descrição da opinião, que contribuem para uma grande riqueza de detalhes.

Todo o conteúdo da Love Mondays é baseado em sentimento e percepção individual. O que o salário representava há um tempo, hoje é o relacionamento interno a grande fonte de felicidade. Por isso, Luciana crê que cultura e comunicação coexistem, uma reflete a outra. De forma geral, quem está satisfeito com a cultura, elogia os benefícios, a reputação da empresa e as oportunidades de progressão na carreira. Já os insatisfeitos, reclamam do salário e da falta de reconhecimento.

Para Luciana, a carreira profissional define a vida de cada um de nós, por isso é tão importante. Ela acredita que é possível ser feliz no trabalho, mas na maioria das vezes, depositamos essa expectativa sob a responsabilidade da empresa. Será isso certo?

Na escala de 1 a 5, a média de avaliação das empresas é 3,2 e a porcentagem de recomendação 72%, o que Luciana considera bem razoável. Entretanto, o números de caracteres de “contras” é 50% superior aos de caracteres “a favor”.

Mas afinal, em um mundo tão conectado, a opinião que os colaboradores expressam na internet impacta as empresas?

Como a comunidade já conta com mais de 500 mil avaliações e salários postados por funcionários de mais de 70 mil empresas, pode-se considerá-la como uma excelente fonte de informação. Além da avaliação, há um campo opcional onde os profissionais dão conselhos aos presidentes. Os mais citados são: ser mais reconhecido, exigência de que o presidente saiba o que está acontecendo na empresa, mais comunicação e ser ouvido.

Neste ano, a Love Mondays montou o 1º ranking das empresa amis amadas dentre as 70 mil cadastradas no site e que receberam mais de 50 avaliações. O Hospital Albert Einstein é uma das 50 mais amada. Para João el Helou, o site pode ser considerado um Elogie Aqui!

Para os RHs, a Love Mondays criou a pouco mais de seis meses, um serviço de atração de talentos, baseado nas satisfações expressas. Nosso site é dirigido aos profissionais que têm chance de escolher sua carreira, ajudando mais de 1 milhão de profissionais por mês a fazerem isso, conclui Luciana. Por enquanto estamos só no Brasil, mas pretendemos estender nossos serviços para Argentina e México.

Como lidar com esses novos formadores de opinião e como as decisões são tomadas internamente?

A comunicação é a chave para a satisfação dos funcionários. As avaliações mostram que os funcionários querem mais informações da empresa para eles, depois entre os colegas, como também entre os departamentos. Continuam faltando canais internos para ouvir os funcionários. Os sentimentos coletados, principalmente pelos campos abertos, mostram a tendência de que aplicar sua personalidade no trabalho é bem-vindo, ou seja, dar espaço para que os profissionais sejam autênticos. E nada de pensar em vida profissional separada de vida pessoal. A vida é uma só e é para ser vivida com satisfação e qualidade.

Luciana acredita que um próximo passo será avaliar a satisfação coma liderança, quesito mandatório para uma boa gestão.

 

foto perfil Luciana Caletti jan 2016

Luciana Caletti é co-fundadora e CEO da Love Mondays, a maior comunidade de carreiras do Brasil. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem MBA na Universidade de Oxford. Antes de realizar o seu sonho de empreender, Luciana trabalhou como gerente de marca na Johnson & Johnson e como consultora de gestão na Capgemini Consulting, ambos na Inglaterra.

www.lovemondays.com.br

(11) 3071 3385

luciana@lovemondays.com.br

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