118º Pão com Manteiga foi sobre Comunicação e Relações Governamentais. Trabalho em parceria para resultados efetivos

Admirável Mundo Novo 

O emblemático título do livro de Aldous Huxley, publicado em 1932, exprime com clareza a sensação que tivemos ao tomar conhecimento do trabalho realizado por Valéria Café, consultora convidada para o 118º PCM em 1º de junho. Conselheira do Instituto de Relações Governamentais, Valéria apresentou os resultados da recente Pesquisa de Reputação do Profissional de Relações Governamentais, divulgada dia 02 de maio ao mercado.

Admiramos, porque as relações governamentais colocam as organizações no diálogo com governos em prol de seu propósito e de bens e serviços justos para a sociedade. Mundo novo, porque, assim como o livro – que narra um futuro onde a sociedade é pré-condicionada a conviver em harmonia com leis e regras sociais – os respondentes da pesquisa apontaram compliance (80%), códigos de conduta (80%) e governança corporativa (70%) como as principais ferramentas da cultura organizacional para propiciar a atuação do profissional de relações governamentais. Nada da percepção de que relações governamentais é lobby feito por quem tem contatos. O verdadeiro papel a ser desenvolvido exige capacitação, informação e estratégia.

A pesquisa, realizada em parceria com a Fundamento RP, concretiza a 1ª fase de um amplo planejamento para elevar o grau de profissionalismo, competência e padrões éticos dos profissionais de relações governamentais. Composta por 71 respostas, entre diretores de Comunicação, Financeiro, Jurídico, além de Presidentes e Vice-Presidentes, demonstra a relevância da atividade e o quanto ela deve ser cada vez mais explorada, explicou Valéria.

O papel do profissional de comunicação e as práticas de compliance

Ter informação qualificada e cultivar um ambiente empresarial saudável são premissas para o planejamento de comunicação e também para o bom funcionamento das relações governamentais. Essa intersecção define o quanto ambas atividades precisam caminhar juntas, em complementariedade. Há o direcionamento para que áreas jurídicas também colaborem. Segundo Valéria, vem desta percepção de valor o ganho para a comunicação corporativa, área responsável pela determinação do conteúdo organizacional. A formulação de narrativas, a pesquisa, a interpretação de dados de inteligência de mercado, nascem na comunicação, e dela, provêm as relações governamentais de argumentos e pontos de vista críveis.

O importante é falar com os stakeholders

“É legítimo atuar pelos interesses da empresa”, afirmou Valéria. O profissional de relações governamentais contribui para que esses interesses influenciem políticas públicas capazes de fazer a sociedade evoluir e prosperar. Atua como articulador entre a iniciativa privada e a pública, esclarecendo cenários e tendências mercadológicas, explicando como setores econômicos funcionam e o que necessitam para crescer. Estar informado e ter conhecimento sobre a estratégia dos negócios é fundamental para o êxito desse relacionamento. “É um estrategista que apóia a empresa em seus objetivos de negócios”, concluiu ela.

O 118º Pão com Manteiga também recebeu Daniela Risso da Cosan, Ana Paula Vasconcelos da Fundação Ezute, Elaine Watoniki da Helibras, Thiago Silva do Hospital Albert Einstein, Gabriela Leite da Estre Ambiental, além de Carolina Simonetti e Cibelle Santos. Agradecemos a todos pela presença!

 

 Valeria Cafe 03Valeria é formada em Publicidade e Propaganda pela FAAP, com pós-graduação em Marketing pela ESPM e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Trabalhou por 20 anos em empresas globais como Coca-Cola, Whirlpool, HP e J.P. Morgan nas áreas de marketing, assuntos institucionais, comunicação e sustentabilidade. Também foi consultora de marketing para o International Chamber of Commerce durante a COP 15 e COO da agência de comunicação MSL/Publicis.

 

Serviço:

O IRELGOV é primeiro instituto de relações governamentais do Brasil. Fundado em 2015 por profissionais de relações governamentais, a entidade sem fins lucrativos tem como principal objetivo elevar o grau de profissionalismo, competência e padrões éticos da atividade ao posicionar-se como um Think Tank para o setor. Para isso, está baseado em dois pilares fundamentais – reputação e educação – e nos princípios de legitimidade, legalidade, transparência e boas práticas, trazendo informações relevantes para o dia a dia do profissional, fomentando o diálogo entre os setores da economia e visando desenvolver informação e compreender as tendências do mercado. Visite http://www.irelgov.com.br

A pesquisa na íntegra: Resultados-da-1ª-fase-da-Pesquisa-de-Reputação-do-Profissional-de-Relações-Governamentais-IRELGOV-e-Fundamento-RP

 

 

Uma consideração sobre “118º Pão com Manteiga foi sobre Comunicação e Relações Governamentais. Trabalho em parceria para resultados efetivos”

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